O primeiro som


Nascer dói todos os dias

Crescer dói


O primeiro choro

As primeiras palavras

O aprendizado


Nascer também não dói


Onde há lágrimas também há sorrisos

Onde existem monossílabas existirão frases com melodias



Rosalina Herai






quarta-feira, 24 de março de 2010

A lista de Shindler-Biografia de Oskar Shindler- Poemas








Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Oskar e Emilie em 1946.Oskar Schindler (Zwittau-Brinnlitz, 28 de Abril de 1908 — Hildesheim, 9 de Outubro de 1974) foi um empresário alemão sudeto célebre por ter salvo 1.200 trabalhadores judeus do Holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial.

[editar] Vida
Tornou-se membro do Partido Nazista após a anexação dos Sudetos em 1938. No início da Segunda Guerra Mundial, mudou-se para a Polônia a fim de ganhar dinheiro aproveitando-se da situação. Em Cracóvia, abre uma fábrica de utensílios esmaltados, onde passa a empregar trabalhadores judeus. A origem destes trabalhadores era o Gueto de Cracóvia, local onde todos os judeus da cidade foram confinados.


A fábrica de Oskar Schindler em Cracóvia
A fábrica de Oskar Schindler em Brnenec

Em março de 1943, o gueto foi desativado e os moradores que não foram executados no local foram enviados para o campo de concentração de Plaszow. Os operários de Schindler trabalhavam o dia todo em sua fábrica e à noite voltavam para Plaszow. Quando, em 1944, os administradores de Plaszow receberam ordens de desativar o campo, devido ao avanço das tropas russas - o que significava mandar os seus habitantes para outros campos de concentração onde seriam mortos - Oskar Schindler convenceu-os através de suborno que necessitava desses operários "especializados" e criou a famosa Lista de Schindler. Os judeus integrantes desta lista foram transferidos para a sua cidade natal de Zwittau-Brinnlitz, onde colocou-os em uma nova fábrica adquirida por ele (Brnenec).

Ao término da guerra, 1200 judeus entre homens, mulheres e crianças foram salvos de perecer em um campo de concentração nazista. Nos últimos dias da guerra, antes da entrada do exército russo na Morávia, Schindler conseguiu ir para a Alemanha, em território controlado pelos Aliados. Ele livrou-se de ser preso devido aos depoimentos dos judeus a quem ajudara.

Passada a guerra, ele e a esposa Emilie foram agraciados com uma pensão vitalícia do governo de Israel em agradecimento aos seus atos humanitários. O seu nome foi inscrito, junto a uma árvore plantada por ele, na avenida Dos Justos do museu do holocausto em Jerusalém, ao lado do nome de outras cem personalidades não judias que ajudaram os judeus durante o Holocausto. Durante a guerra tornou-se próspero, mas gastou o seu dinheiro com a ajuda prestada aos judeus que salvou e com empreendimentos que não deram certo após o término da guerra.Túmulo de Oskar Schindler em Jerusalém.
Memorial a Oskar Schindler em Ratisbona na Baviera.

Viveu na Alemanha na cidade de Hildesheim (Rua Goettingstrasse 30 no bairro Weststadt) entre 1971 e 1974 e morreu pobre num hospital em Hildesheim no dia 9 de outubro de 1974, com 66 anos de idade. Foi enterrado no cemitério cristão (ele era católico) no Monte Sião em Jerusalém com honras de herói.

A sua história foi contada em livro (Schindler's Ark) por Thomas Keneally e, posteriormente filmada por Steven Spielberg (A Lista de Schindler) no ano de 1993. Este filme é considerado pelo próprio Spielberg e pela crítica como sua obra-prima, e apontado entre os dez melhores filmes da história de Hollywood. O filme foi filmado em preto-e-branco para criar um efeito sombrio e ambientar-se à história retratada. O filme foi o vencedor do Óscar de 1994 e Steven Spielberg levou a estátua (Oscar) de melhor direção.

[editar] Ligações externas
Biografia de Oskar Schindler
[editar] Bibliografia
(em inglês) Crowe, David M. (2004). Oskar Schindler: The Untold Account of His Life, Wartime Activities, and the True Story Behind the List. Cambridge, MA: Westview Press. ISBN 0-8133-3375-X
(em inglês) Eric Silver (1992). The book of the just – the silent heroes who saved Jews from Hitler. London: Weidenfeld and Nicholson. ISBN 0802113478


------------------------------------------------------------------


Poema Duas listas

Duas listas foram feitas
ideais tão diferentes
uma era humanitária
a outra morte aos semelhantes

Numa corpos eram queimados
enquanto na outra a vida salva
que horrível eram os nazistas
mas Oskar Schindler era humanista

Será que o mundo mudou
ainda ha os que querem mandar na vida
sentindo superiores destróem
fazem listas identicas as de Hitler

O exercitos também existem
podem até não terem uniformes
comandados por opressores
muitos tem lavagem cerebral

Podem ser homens ou mulheres
ou também todos juntos
são capazes de matar
dando ordens em segredos

Deus nos livre deste povo
mais Oskar Schindler precisamos
que renegue atos como estes

Quem sabe um dia todo ser
prefira abdicar do poder
e fazer feliz o outro
dando-lhe o direito de viver

Rosalina Herai

Poema Crueldade

Por que nos seres fostes morar
porque enganas com ironias
onde fizestes teu repouso
as de viver de sua mentiras

Lanças o braço tentando agarrar
falas que eles foram feitos para amar
mas como podem se neles
o mel vira fel antes de repousar

Crueldade em quais corações escolhestes para morar
com certeza em todos perfeitos no teatro das palmas
que olha em volta em bis querem mais

Medo esparramas, cumplice da morte suas amiga a fizeste
quando mais ve erros, mais os aumenta no teatro do bis
palmas com toda a fineza no rosto cheio de faces

Rosalina Herai

Nenhum comentário: